Agricultura e Pecuária

O que é

O Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (SIDATO) permite ao produtor através do portal PRODUTOR ON-LINE realizar a emissão da guia de trânsito animal (e-GTA) em qualquer lugar a qualquer dia e hora, para a movimentação de animais dentro e fora do TO. Além disso, ainda permite: atualizar cadastro e consulta a saldo; via WEB pelo próprio produtor através de login, código de acesso e senha particular. 

Quem pode usar

Destinado aos Produtores Locais. 

Como usar

Ingressar no portal de serviços

Preencher requerimento digital do serviço

Anexar documentos solicitados

Aguardar recebimento pelo órgão/unidade do Governo

Acompanhar e atender eventuais pendências

Mais informações

Instrução Normativa ADAPEC nº 03, de 13 de fevereiro de 2019.

  • label_important Principais etapas

    Ingressar no portal de serviços

    Preencher requerimento digital do serviço

    Anexar documentos solicitados

    Aguardar recebimento pelo órgão/unidade do Governo

    Acompanhar e atender eventuais pendências

  • access_time Previsão de prazos

    Trinta minutos (30min).

  • done_all Informações/Documentos necessários

    Termo de Sigilo e Responsabilidade;

    Documento de Arrecadação Estadual (DARE); 

    Comprovante de Pagamento; e

    e-GTA - Guia de Trânsito de Animais.

  • feedback Prioridade de atendimento

    Os processos são tratados por ordem de protocolização (chegada). Não há critérios de preferência. Contudo, em caso de filas, o atendimento presencial seguirá o disposto na Lei 10.048/00, que estabelece, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo e obesos.

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    Presencial: 15 minutos.

    Digital: Não há fila.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário

    Telefones: (63) 3218-2125 

    Presencial: Unidades de atendimento da ADAPEC, mais próxima do estabelecimento.

    Suporte Técnico Programa Estadual de Certificação

  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

    Telefones: (63) 3218-2125 

    Presencial: Unidades de atendimento da ADAPEC, mais próxima do estabelecimento.

    Suporte Técnico Programa Estadual de Certificação

  • attach_money Eventuais custos

    A emissão de documentos para o trânsito dentro do estado é cobrada a taxa de expediente de R$ 6,00 entre as diferentes propriedades do mesmo produtor quando for bovino e cobrado além da taxa de expediente o valor de R$ 0,90 por animal no caso de bovinos para destino diferente da procedência. Ou o valor de R$ 1,20 por animal mais taxa de expediente para e GTA Interestadual. As alterações e consultas online não possuem custo ao produtor. 

  • article Legislacao norma referencia

    Telefones: (63) 3218-2125 

    Presencial: Unidades de atendimento da ADAPEC, mais próxima do estabelecimento.

    Suporte Técnico Programa Estadual de Certificação

    Manifestação de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações sobre a prestação deste serviço e sobre a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização do mesmo podem ser feitas através:

    Sistema de Ouvidoria do Poder Geral do Estado pelo telefone 162 ou pelo site:
    http://ouvidoria.to.gov.br

    Disque Defesa da Adapec, telefone 0800 63 1122. O funcionamento do Disque Defesa é de segunda a sexta-feira das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00

  • laptop Formas de consultar andamento

    Unidade de atendimento da ADAPEC, mais próxima do estabelecimento.

Forma de atendimento:

Presencial e online

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Agência de Def Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC)
Setor/Departamento:

Gerência de Avaliação, Controle e Fiscalização.