Finanças, Impostos e Gestão Pública

O que é

O PPTS tem como objetivo auxiliar os consumidores em condição de (super) endividamento, identificando, orientando, educando e promovendo audiências de repactuação de dívidas com seus credores, possibilitando a realização de acordo, condizente com o orçamento familiar, de modo a garantir a subsistência de sua família.

É um programa multidisciplinar onde a situação do consumidor é observada em seu aspecto tridimensional: mental, econômico, e jurídico.

Quem pode usar

Pessoa física, maior de idade, legalmente capaz com qualquer renda familiar. A situação de superendividamento é constatada mediante análise dos especialistas do NAS.

Como usar

1.      INSCRIÇÃO

A inscrição para participar do PPTS deverá ser feita no site do Procon TO (www.to.gov.br/procon), na aba NAS- Atendimento ao Superendividado, por meio do preenchimento de um formulário, para coleta das informações socioeconômicas pessoal e familiar do consumidor inscrito.

Preencha o formulário com todos os documentos indicados como necessários, para garantir a correção e veracidades das informações. Ao final, aguarde o retorno da equipe de atendimento do NAS para agendar a primeira entrevista.

Para quem não é usuário da internet, a inscrição poderá ser agendada pelo telefone (63) 3218-2341. Na data e horário marcados, comparecer pessoalmente para se inscrever no programa. Endereço: Procon Tocantins Núcleo de Atendimento ao Superendividado, Quadra 103 Norte ACNO II AV LO 02 

1.      ENTREVISTAS

O consumidor que se inscreveu pra participar do Programa de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento-PPTS participará de entrevista com assessor jurídico e consultor financeiro para o diagnóstico e elaboração do plano de repactuação das suas dívidas.

2.      EDUCAÇAO FINANCEIRA

Ao consumidor será oportunizado a participação no curso online Minhas Contas em Dia ou de palestras/oficinas para que aprenda a organizar o seu orçamento doméstico, utilizar ferramentas de gestão financeira e outros métodos para equilibrar suas finanças.

3.      APOIO PSICOLÓGICO

O consumidor irá participar de grupo de apoio cujo objetivo é trabalhar a educação emocional e financeira,por meio de roda de conversa, fortalecendo a compreensão sobre comportamentos compulsivos, e sua capacidade de fazer escolhas de consumo consciente.

4.      COMO É A AUDIÊNCIA NO PPTS? 

A audiência é coletiva, com o consumidor superendividado e seus credores, realizada por um conciliador, ocasião em que será feita a tentativa de repactuação das dívidas. Havendo acordo, este será homologado pelo Juiz do CEJUSC responsável e valerá como título executivo judicial (como se fosse uma sentença), podendo ser executado pelas partes caso haja descumprimento.

Nas situações em que não foi possível realizar o acordo, o consumidor poderá com o auxílio de advogado particular, da Defensoria Pública do Estado ou do Núcleo de Prática Jurídica da faculdade requerer junto ao CEJUSC o cumprimento da Lei 14.181/21.

Mais informações

Mais informações :

E-mail – nasto@procon.to.gov.br

Telefone – (63) 3218-2341

  • label_important Principais etapas

    INSCRIÇÃO, ENTREVISTAS, EDUCAÇAO FINANCEIRA, APOIO PSICOLÓGICO, AUDIÊNCIA

  • access_time Previsão de prazos

    Assim que a avaliação foi enviada, a equipe do NAS entra em contato para agendamento da entrevista.

  • done_all Informações/Documentos necessários

    • RG, CPF e comprovante de residência; 

    • Comprovantes da renda (pessoal e familiar): holerites, recibos de pensão ou aluguel;

    • Comprovantes das despesas: contas de luz, água, gás, telefones, recibos de aluguel, prestações, saúde e educação; 

    • Demonstrativos das suas dívidas: contratos, extratos, faturas, carnês.

  • feedback Prioridade de atendimento

    Idosos, grávidas, lactantes, pessoas com criança de colo, entre outros, que estejam superendividados.

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    O atendimento é com horário marcado, desta forma o consumidor chega e já atendido.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário
  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

    O contato com o superendividade é feito por telefone ou e-mail. Todos os procedimentos serão realizados no Procon Tocantins

  • attach_money Eventuais custos

    Não possui custos

  • article Legislacao norma referencia
  • laptop Formas de consultar andamento

Forma de atendimento:

Presencial e online

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON - TO)
Setor/Departamento:

Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor